Psique: A dela

Considerações e neuroses de dias por planear

2006-11-08

Costas: Coça as minhas, que eu coço as tuas!


Ontem, embrulhada no meu cobertor azul celeste, iniciei a leitura da minha National Geographic, aliás, um belo prazer.

Deparei-me, então com esta pequena noticia:
“O ser humano não é o único animal que indica onde quer que lhe cocem as costas. Chimpanzés machos da comunidade de Ngogo, no Parque Nacional de Kibale (Uganda), foram observados a fazer os que os cientistas julgam ser um gesto referencial de comunicação (....). Os chimpanzés coçavam certas partes do corpo fazendo gestos exagerados para chamar a atenção dos animais que os catavam. Em 64% dos casos observados, o animal que catava coçava o outro chimpanzé precisamente no ponto indicado”

Para quem acredita na Teoria Evolucionista, põe-nos a pensar que este hábito de “se coçares as minhas costas, eu coço as tuas” (a célebre troca de favores), já se encontra enraizado no ser humano desde os primórdios.
O que os cientistas não falam é o que acontece aos 36%, que se recusam a obedecer a serem subservientes.
Mas nós sabemos o que acontece na Selva o Humana quando pertencemos aos 36%: não subimos na escala hierárquica, somos votados, por vezes, ao ostracismo, e temos dificuldades enormes em sair da “cepa torta”.

Ainda assim prefiro pertencer a esta minoria porque sem dúvida nos torna mais criativos e mais desenvolvidos.

Fonte: Revista National Geographic de Novembro

PS: E, continuem a ler a National Geographic!

5 Comments:

At 2:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Plenamente de acordo!!!

Por falar em minorias... vens ao Jantar da FundaSão?
Veeeeeeeeeeeemmmmmmmmmm....

Bjinhos :)

 
At 10:13 da manhã, Blogger psique said...

Matahary, espero não perder esse fantastico jantar!

 
At 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Minorias é bom, muito interessante e tal, mas... Quando uma gaja tem comichão nas costas, quer mais é que a cocem no sítio certo :P

Ide, tirainde muitas fotos, e mostrainde-me tudo!

 
At 12:49 da tarde, Blogger magarça said...

Aos que não se conseguem coçar sozinhos, ofereça-se uma mãozinha de madeira ;)

 
At 12:31 da tarde, Blogger psique said...

Essa mãozinha dá um jeitaço!

 

Enviar um comentário

<< Home